sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

MÉDICO DOS MÉDICOS?

"Não há sinais de que serão cumpridas as metas de expansão de Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Unidades Básicas de Saúde (UBS)..."

O problema é que não existe um só país no mundo, onde funcione o modelo de sistema de saúde médico-centrico, ou seja, centrado no médico. Desde o século passado vigora a equipe multiprofissional de saúde organizadas em um sistema básico articulado à média e à alta complexidade. Até mesmo o modelo hospitalocentrico foi considerado ultrapassado.

Capaz de curar pela imposição das mãos só Jesus Cristo, o médico dos médicos. Há um mínimo que não pode ser dispensado para o diagnóstico e o tratamento. Mesmo uma simples fratura precisa do RX para ser corrigida. É irresponsabilidade tentar fazer malabarismos com a saúde. Corre o risco de ficar aleijado quem se submeter a este tipo de jogo demagógico.

É como achar que bastam soldados, mesmo sem armas e munições. Ou motoristas sem carros ou carros sem peças e combustíveis. Ou cozinheiros e padeiros sem os ingredientes para fazer a comida. E assim por diante. Mas se engana quem quer ser enganado, em vez de exigir a correta aplicação do dinheiro dos nossos impostos. São 5 meses do ano trabalhando só para pagar impostos. Acorda gente! Despolitização faz muito mal à saúde. Pode até matar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SONATA PATÉTICA

 Sonata Patética  Cassiano Ricardo Como na música de Gil "Lá em Londres querendo ouvir Cely Campelo prá não cair naquela ausência,  naq...