sábado, 19 de outubro de 2013

AS MOIRAS E O FIO DA VIDA



As Moiras  na mitologia grega ou as Parcas na romana, eram 3 irmãs fiandeiras que fabricavam, teciam, escolhiam a extensão e o caminho  e decidiam o momento de  cortar o fio da vida de todos os seres humanos.  Pairavam sobre os homens e os próprios deuses.  Até  mesmo Zeus, o Deus ou Rei dos Deuses do Olimpo, não podia contestar as decisões  sem perturbar a harmonia do universo.  Todo o ciclo, da gestação ao nascimento, o corte do cordão umbilical, o crescimento e desenvolvimento, e o final da vida terrena,  a morte que podia ocorrer a qualquer momento.
A Roda da Fortuna era o tear onde eram tecidos fio a fio, a vida, a sorte ou o destino de cada indivíduo. As voltas da Roda,  posicionavam o indivíduo,  marcando os momentos em que percorria o topo ou o fundo, coincidindo com os períodos de boa ou má sorte.
As 3 Moiras e seus nomes próprios:
·       CLOTO - em grego significa fiar,  segurava o fuso e tecia o fio da vida, presidindo  os     partos e nascimentos .
·      LÁQUESIS -  significa sortear, puxava e enrolava o fio tecido,  sorteando o      quinhão de atribuições que se ganhava em vida.
·       ÁTROPOS - em grego significa afastar. Cortava o fio,  determinava o fim da vida.
  
 Ninguém tem o poder de determinar o futuro, pois  as Moiras continuam tecendo e decidindo quando cortar o fio... Tudo o mais é ilusão...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SONATA PATÉTICA

 Sonata Patética  Cassiano Ricardo Como na música de Gil "Lá em Londres querendo ouvir Cely Campelo prá não cair naquela ausência,  naq...