sábado, 20 de outubro de 2018

CQD -Como Queríamos demonstrar...

OS DOIS CENÁRIOS

1. Se o Haddad ganhar
Será o coroamento de uma estratégia bem elaborada do Lula. Bem sucedida quanto aos votos que transferiu e quanto ao Haddad que é um excelente candidato e comparando os dois, muito melhor preparado, com mais história, ganha qualquer comparação disparado. Tem tudo para ser um bom presidente e representar bem o Brasil no conjunto dos países do mundo. Terá de consertar a economia com o mundo dando voltas e forte oposição interna. A extrema direita tentará deslegitimar a eleição ou impedir a posse? Talvez, mas não prospera.
Quem ganhar governará.

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

O Treme Terra Morreu...


...No início do século XX e da República, nos confins da Bahia e fim do mundo...

Grande feito militar grave derrota. O Treme Terra Morreu...

O coronel Moreira César, importante comandante comandante do exército brasileiro no início da república,  reuniu uma tropa com 3.000 combatentes, embarcou-os em navios na cidade do Rio de Janeiro, a capital da república e os comandou pessoalmente, conduzindo-os em terras baianas  por via ferroviária,  a pé e a cavalo.  Assim, em tempo recorde para os padrões da época,  se posicionou frente ao arraial de Canudos nos confins da Bahia, fim do mundo.

Moreira César da época do Prudente de Morais, era conhecido como o Treme Terra.  
 Eles não perdeu tempo, atacou com sua tropa o arraial de Canudos mas foi morto em combate logo no início da batalha. 

A morte do Treme Terra desencadeou a dispersão da tropa que foi atacada e dizimada pelos conselheiristas ou jagunços como eram conhecidos e ainda recolheram armas. Não eram tantos, nem bem armados. 

Era só o começo da tragédia, chamada a guerra de Canudos...


(O texto acima, eu resumi. Quem quiser saber mais é só ler Os Sertões de Euclides da Cunha peça clássica de jornalismo e literatura brasileira. Vale a pena...

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

sábado, 13 de outubro de 2018

O DIREITO DE ESCOLHER EM PAZ

Resultado de imagem para imagem dos filhos de gandhi

É verdade. O candidato da extrema direita pode ser eleito, mesmo sem se apresentar para o debate ou apresentar algum programa de governo consistente.
Pode também ser pré absolvido da violência praticada por seus seguidores pois afinal, não pode controlá-los,  ele mesmo foi vítima da facada. Além do mais, tem coisas iguais e piores do outro lado segundo a narrativa...

Pode ganhar sim. É o jogo democrático. A soberania popular. Se ganhar governará e haverá oposição. E se o povo quiser escolher um novo salvador da pátria no próximo pleito, não será novidade, já temos uma galeria...

 Mas até lá, estão rolando os dados...

Temos o direito de votar em paz. Sem violência.
Expor a sua preferência, o seu candidato, é um direito de todos. Violência gera violência como numa epidemia. . Os mais atacados serão os de sempre: mulheres, negros, pobres, diferentes, ou pode ser você ou um dos seus. Agressores são covardes. Não podem ser encorajados.

domingo, 7 de outubro de 2018

ELAS POR ELAS (2) AS BACANTES...

Resultado de imagem para imagens das bacantes

AS BACANTES tragédia grega clássica de Euripedes , conta um ataque devastador das mulheres de Tebas à cidade e a sua  autoridade máxima, Penteu, que era e personificava o poder.

Dionysos ou Baco fez exigências que  Penteu se recusou a atender :

  • Reconhecimento e adoração a Baco como a  divindade do pão, do vinho, da música, da dança, das artes, da natureza, da vida, do prazer.
  •  Reconhecimento de Baco \ Dionysos como filho de Zeus, o deus do Olimpo com a sua mãe Sêmele,  esposa do rei  Cadmos, seduzida pelo deus. Ela não podia mais como fora em vida,  ser vista como uma adúltera e ele, Baco,  um bastardo. Só isso.


Penteu  grande governante que era e personificava o poder,
se recusou a ouvir o velho profeta cego Tirésias,  mandou prender e acorrentar  um mensageiro do deus, ignorou todos os avisos sobre o poder do deus que estava desafiando.
Finalmente proibiu o culto das bacantes, as mulheres que celebravam o deus, em rituais para os iniciados, na natureza, tocando, cantando, dançando, celebrando, se entregando aos prazeres do corpo.

Baco, disfarçado como um belo jovem,
depois de induzir o poderoso Penteu a se vestir de mulher para assim poder ver os rituais das Bacantes, o humilha na vida e  na morte, solta os presos das correntes e grades, desencadeia  a tragédia:

As Bacantes, dotadas de força descomunal,  podiam despedaçar grandes animais com as próprias mãos, e assim fizeram diante dos olhos perplexos dos homens...

...Enquanto o palácio vinha abaixo por causa de um terremoto que se abateu sobre Tebas,
Ele, Penteu,  teve a sua cabeça arrancada e foi despedaçado pela própria mãe, com as próprias mãos, com a ajuda das outras mulheres, diante de todos.
Quando a consciência voltou, a dor, o desespero da mãe que tinha verdadeira adoração pelo filho,  a tragédia não terá fim, ou não seria a tragédia grega.


quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Elas por Elas (2) O Poder das Bacantes...

Elas por Elas (2) O Poder das Bacantes...

As Bacantes, de Eurípedes, clássico da tragédia grega conta a história de como as mulheres tebanas terminaram por invadir a própria cidade, tendo à frente a mãe de Penteu.
Ele, Penteu era e exercia a autoridade máxima em Tebas. Ele se recusou a reconhecer o poder do deus Dionysos, ou Baco, que queria ser reconhecido e cultuado como divindade do pão, do vinho, da musica, da dança, das artes, da natureza. Exigia também o reconhecimento de que ele Baco, era filho da mortal  Sêmele com Zeus, o deus do Olimpo. Queria como ela sua mãe sempre disse sem não foi ouvida.


Penteu mesmo avisado por um mensageiro não reconheceu o deus.

Esta mãe que sempre teve adoração pelo filho, o despedaçou com as próprias diante de toda a cidade.

Ele ignorou o poder de Dionysos ou Baco, deus


quarta-feira, 3 de outubro de 2018

ELAS POR ELAS...(1) O Direito à Virgindade.

Resultado de imagem para imagens de  manifestaçoes mulheres
Em homenagem ao prêmio Nobel 2018 pela luta contra a violência sexual como arma de guerra.


O argumento de que foi um erro o movimento das mulheres contra o fascismo sair às ruas (ele#não) no afunilar da eleição, por provocar e aglutinar o antipetismo personificado no candidato da extrema direita,  trai uma visão limitada,  imediatista do significado da verdadeira revolução em curso, protagonizada pelas mulheres em todo o mundo. É um Basta!➹⟴⤥⤭⥉

Quem duvida do que são capazes as mulheres,  talvez não conheça as revoluções que elas já provocaram mudando o rumo da historia da civilização.
Só alguns exemplos:
1.A revolução feminina pela conquista do direito á virgindade: 
Nos primórdios da civilização, ao contrário do que podem pensar muitos e muitas, o direito à virgindade,  em vez de ser um valor conservador foi a maior revolução da humanidade até então, impondo à sociedade um único limite:    A vontade da mulher.🔺🔻.

Ou seja, em vez de continuar sendo tomada pela força, como propriedade de todos os homens da tribo (e também os de outras tribos) agora,  tudo agora vai depender da vontade da mulher.  Pode escolher ser mulher de um só, de nenhum, ficar só. No limite,  a virgindade e o seu oposto: escolher ser mulher quem ela quiser, se quiser . 

Claro, isso mudou tudo, influenciando por via das consequências e das heranças,  o desenvolvimento da Família, do Estado e da Propriedade Privada (título de obra bastante conhecida...). É como se as mulheres tivessem de revolucionar sempre para reconquistar o direito ao seu próprio corpo, e no limite, o direito à virgindade.

⥀ ➹ ➹ ⟲ ⟴

SONATA PATÉTICA

 Sonata Patética  Cassiano Ricardo Como na música de Gil "Lá em Londres querendo ouvir Cely Campelo prá não cair naquela ausência,  naq...