...as
circunstâncias e as condições que permitiram a um personagem medíocre
e grotesco representar o papel de herói."
Marx - O Dezoito de Brumário de Luiz Bonaparte
Qualquer semelhança com a situação atual do Brasil, por mais tentadoras que sejam as comparações não são tão importantes quanto analisar as tais circunstâncias e as condições...
O personagem medíocre e grotesco é Luis Bonaparte, o sobrinho do verdadeiro Bonaparte, o Napoleão. Marx analisa o período em que tal figura através de golpes sucessivos se mantém por muito tempo no poder na França, recriando o império, sobrevivendo a Assembléia Constituinte, a eleições e até uma guerra fracassada com a Prússia, muito melhor preparada, que facilmente venceu a guerra e impôs humilhações terríveis aos franceses.
O escritor Vitor Hugo, da prisão onde se encontrava, também escreveu sobre o personagem e o período em um livro intitulado Napoleão o O Pequeno.
Tudo isso foi culminar na Comuna de Paris. A Comuna de Paris, experiência muito violenta criou um processo autogestionário e terminou em um dos maiores massacres da história. Os comunardos como eram conhecidos, foram totalmente exterminados.
Os comunardos, que para Marx tentaram tomar de
assalto o céu... (continua)
O livro contém algumas das pérolas que Marx costumava lançar em meio ao texto e às análises, na forma de frases, sínteses, passagens e citações filosóficas, lembrando outros grandes escritores como Shakespeare, Cervantes, Goethe, que colocam falas impactantes às vezes na boca de personagens simples, sem grande protagonismo, a exemplo de Shakespeare: "Existem mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia" , "Ser ou não ser eis a questão" ...
Para começar uma destas pérolas:"Os homens fazem a história, mas não a fazem conforme a sua vontade e sim no contexto das condições e circunstancias históricas existentes".
O Bonapartismo como sinônimo da figura centralizadora do autoritarismo personalista e golpista, tem como símbolo afigura do sobrinho, o Luis Napoleão e não o tio, o Napoleão Bonaparte.
A frase citada por Marx : "A história sempre se repete, na primeira vez como tragédia e ao se repetir, como farsa" na verdade é de Hegel outro filósofo alemão que teve grande influência sobre Marx, embora muitas vezes pareça ser o oposto do pensamento Marxista...
(continua...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário